Santos e Silva (2017) sintetizam que trabalhar a Educação Ambiental e sustentabilidade nos anos iniciais de ensino é essencial para que haja uma sensibilização em relação às suas ações, cuidado e preservação da natureza, que salvaguardam gerações futuras. No mais, é preciso lembrar que as práticas relacionadas a temática precisam despertar o interesse dessas crianças e jovens.
Braga et al. (2017) destacam que as Escolas Sustentáveis são fundamentais para o
desenvolvimento dos estudantes independente de suas faixas etárias. Com a temática sendo abordada de maneira correta, os alunos conseguem desenvolver habilidades motoras e críticas. Em complemento a discussão, os autores ainda destacam a importância de uma formação continuada aos professores para que eles sejam verdadeiros “educadores sustentáveis” e que os temas de EA e sustentabilidade sejam abordados de maneira correta para que desperte afundo a curiosidade dos alunos.
SANTOS, C. F.; SILVA, A. J. A importância da educação ambiental no ensino infantil com a utilização de recursos tecnológicos. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, Florianópolis, SC, v. 5, n. 2, p.4-19, Mar. 2017
BRAGA, Adriana Regina et al. (org.). Educação ambiental com ênfase em
espaços educadores sustentáveis: uma ciranda de conhecimentos para o
autoconhecimento: ao sairmos em uma viagem pelo planeta, voltamos para dentro de nós / organização Adriana Regina Braga [et al.]. – 1. ed. – São Paulo: Alameda,
2017.
Construtividade é um conceito presente em psicologia, pedagogia, sociologia e filosofia que explora como indivíduos constroem conhecimento a partir de experiências e interações com o mundo. Seus princípios incluem a atividade, que defende que o aprendizado ocorre pela participação ativa do aluno, e a interação social, que destaca a importância do contexto social para a troca de experiências e a construção colaborativa do conhecimento.
Na educação, a construtividade é aplicada como uma abordagem pedagógica que visa o desenvolvimento integral dos alunos, com o professor atuando como mediador para criar situações de aprendizado que estimulem reflexão, investigação e autonomia. Um método comum é a resolução de problemas, que promove o pensamento crítico e a criatividade.