
A bioconstrução vem ganhando força na construção civil, ao utilizar o bambu, aliado à técnicas contemporâneas, criando métodos para suprir necessidades básicas da sociedade, que aqui na Zambú qualificamos e estudamos sob a sigla TCC (Teto, Cuidado e Comida). Este projeto foca no Teto e em métodos de Autoconstrução para serem aplicados por qualquer pessoa nas suas residências.
Temos 10 anos de experiência, atendendo todo o Paraná com formações, instalações e consultorias, através do Ateliê Zambú – Tecnologias Sociais aplicadas ao envolvimento Ecológico e com inúmeros parceiros que também compõem este projeto.
Em 2025, fomos contemplados com um projeto da Lei Paulo Gustavo voltado para a Qualificação Profissional, com o TCC do Bem Viver – Construindo o Próprio Teto, segunda edição. Esse projeto tem como objetivo acolher alunos ao longo de 2026, para uma formação em autoconstrução com bambu, utilizando esse momento para viabilizar uma cozinha comunitária para a Associação CCA – Coletivo de Convivências Agroecológicas, com base em Morretes. O enfoque é em pessoas interessadas em utilizar esse conhecimento de maneira profissional ou que buscam o conhecimento para utilização em suas moradas, com acessibilidade para a comunidade de pessoas surdas, contando com tradução em Libras em tempo real durante as aulas práticas.



A formação conta com 6 oficinas práticas desde a colheita ao produto final, em um total de 50 horas de aula, onde serão abordados os seguintes conteúdos e práticas com tradução em libras:
– Introdução ao Bambu e Princípios da Bioconstrução
– Manejo e Colheita do Bambu
– Reprodução de Mudas de Bambu
– Colheita e Tratamento do Bambu
– Técnicas de Construção com Bambu
– Técnicas de Cobertura com Bambu e Outros Materiais
Extra: opção de voluntariado em obras de bioconstrução em andamento!
Bambu como ferramenta
O bambu é uma planta que se alinha perfeitamente com os princípios da Economia Criativa e Solidária. Sua característica sustentável se reflete no uso e descarte conscientes, além de possuir uma pegada de carbono reduzida. Com a vantagem de ser facilmente manuseado com ferramentas de baixo custo, o bambu é uma planta abundante, com alta capacidade de reprodução e de sequestro de carbono. Seu cultivo é mais indicado em comunidades próximas a matas e moitas, demandando cuidados
constantes para evitar uma colonização excessiva.

Ficou interessado? Entre em contato conosco
Whatsapp (43) 98451-9355 Gabriel ou (41) 995760387 Rayen
Inscrições até 31 de Janeiro de 2026
Aulas e Mutirões final de Fevereiro e começo de Março
Técnicas de autoconstrução com bambu para o público em geral, com tradução em libras em tempo real
